segunda-feira, 14 de abril de 2014

A VIDA DE CHARLES CHAPLIN

Charles Spencer Chaplin (16 de Abril de 1889 – 25 de Dezembro de 1977) 
foi um ator e diretor de comédia, usualmente conhecido pelo seu nome de palco Charlie Chaplin.
Charles Chaplin

O QUE DIZER SOBRE :
"Charles Chaplin foi muito controvertido e enigmático. Paradoxalmente, o homem que fez o mundo rir não tinha humor. Alguns críticos ainda discutem se Chaplin fez cinema ou não. Muitos o consideram um escritor desgarrado da literatura. Seja o que for, foi o cinema que o exprimiu. Num célebre gag (O Circo), ele está na jaula de um leão que dorme. Um cachorro começa a latir, Carlitos teme que o leão acorde e o devore. Pede ao cachorro que pare de latir. Sem ser obedecido, Carlitos tampa os ouvidos. Como em tudo que ele fez, pode-se e deve-se rir do gag. Mas também, como tudo que ele fez dentro e fora do cinema, deve-se pensar muito. E - se temos coragem para a lágrima, chorar diante de Carlitos é uma forma de melhor curtí-lo, melhor compreendê-lo e amá-lo."Carlos Heitor Cony, escritor, biógrafo de Chaplin
"Chaplin morreu no dia de Natal. É um desafio simbólico à civilização contemporânea, que se encontra profundamente ameaçada pelo Apocalipse. A morte de Chaplin corresponde hoje à morte do humanismo do século XX, no definitivo fracasso da civilização ocidental. O fato de isso ter ocorrido no dia de Natal deve servir de alerta para todos aqueles que controlam o poder atômico e para todas as forças progressistas que lutam pela justiça social e pela liberdade. Ele é a maior imagem estética do século XX. No século XXI ficará apenas uma imagem do cinema: a imagem de Carlitos."Glauber Rocha, cineasta brasileiro. 
"Atrás da máscara de Carlitos, há um dramaturgo aflito, um homem triste e cansado, perdido num mar de sonhos..."Jim Tully, secretário particular de Chaplin. 

O GRANDE DITADOR:
Este é o texto mais famoso de Chaplin feito para a cena final do filme O Grande Ditador. Nos livros sobre Chaplin escritos em língua portuguesa (Brasil), o texto recebe o título "Apelo aos Homens". É o único texto em prosa divulgado corretamente na internet creditado a Chaplin, é também o único texto presente em seu WebSite Oficial.
O discurso às vezes é divulgado na íntegra, às vezes em forma de citações curtas:
  • "Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido." 
  • "Lutemos por um mundo novo... um mundo bom que a todos assegura o ensejo de trabalho, que dê futuro a juventude e segurança à velhice."

FILMES



Bem! comecei então a pesquisar sobre ele, mas, porem, todavia é uma longa estoria, de muitas controvérsias, troféus, musicas, humor, sentimentos guardados, amores confusos e filmes celebres que decido então deixar o link do wikipédia e de seu site oficial para se deliciarem com tamanha narrativa...Ah quem puder assistir aos filmes não vão se arrepender...

Nenhum comentário:

Postar um comentário